segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Direito de Resposta do Comandante dos Bombeiros Municipais de Abrantes

Pensei que os senhores ao criarem este blog sobre Bombeiros, teriam como finalidade uma troca de ideias, experiências. Por exemplo a discussão da nova legislação do sector dos Bombeiros, o futuro dos Bombeiros de Portugal, temas que ajudassem o sector dos Bombeiros, mas verifica-se que infelizmente é utilizado por alguns para outros fins como denegrir a imagem, credibilidade, operacionalidade e formação de pessoas e mais importante ainda de organizações centenárias.

Os comentários que fizeram, sobre a minha pessoa, ou elementos da minha equipa de Comando, Bombeiros sobre a minha responsabilidade, que tentam cumprir com o máximo sentido de dedicação, saber, empenho e disponibilidade no dever a sua função, levam-me a escrever este texto.

1. Afirmação “Clima de Terror nos Bombeiros de Abrantes” – se reduzir as faltas aos serviços (exemplo em 2006 foram dadas pelos elementos, no período de 1 de Maio a 31 de Dezembro, 535 faltas, este foi o ano em que assumi o cargo de Comando nos Bombeiros Municipais de Abrantes. No ano 2009 foram dadas pelos elementos 133 faltas); se prever a operacionalidade do Corpo de Bombeiros, para a segurança das equipas e população, efectuar testes de alcoolemia aleatoriamente aos elementos de serviço; se dispensar de serviço todos os elementos que coloquem em causa as ordens dadas pelos superiores hierárquicos, faltando deste modo ao respeito a estes superiores e restantes camaradas; se a apresentação dos Bombeiros de Serviço é importante, sendo exigido a estes um melhor ataviamento, apresentação e aprumo para o serviço e credibilidade, operacionalidade para a organização Bombeiros; se a assiduidade às mais diversas Ordens de Serviço, cumprimento e responsabilização pelo cumprimento das Normas de Execução Permanentes, formação, grelha de tempos de saída para incidentes, verificação e manutenção de equipamentos e veículos (para melhorar a capacidade de resposta a ocorrências); se são estas as situações a que chamam “Terror”, eu prefiro chamar DISCIPLINA, ORGANIZAÇÃO e RESPEITO pela instituição que servem e a quem servem.

2. Formação – Sendo esta um pilar fundamental de qualquer organização, no que confere à operacionalidade, competência, qualidade para as missões que nos são confiadas, tem feito o Comando o contacto e a solicitação permanente à ENB e diversas entidades credenciadas, para realização de formação. Dou como exemplo alguns números de formação que podem elucidar e descrever a preocupação premente que há nesta área:


3. Capacidade de Resposta Operacional – É um sector onde a capacidade de resposta é fácil de se verificar. Basta para isso consultar os tempos de saída, veículos e homens, para os mais diversos tipos de pedido para incidentes, no Centro Distrital de Operações de Socorro de Santarém. Estivemos (Corpo Activo, Comando) presentes em todos os exercícios e operações de segurança Distritais e Nacionais que se realizaram no Distrito. A nível de incidentes, poderá servir como exemplo a capacidade de resposta, aos acidentes verificados na A23 (diversos Concelhos), nomeadamente o último verificado no Concelho de Vila Nova da Barquinha no passado dia 4 de Fevereiro de 2010. Os números não mentem. Como é possível um Corpo de Bombeiros, que não possui capacidade de resposta ou operacionalidade, ter sido convidado para integrar a Coluna Nacional para apoio aos Incêndios Florestais em Barcelona (ano 2009)?

4. Ditadura ou falta de dialogo - todos os meses se realiza reunião de Chefias, às sextas-feiras ou sempre que necessário, reuniões com os responsáveis dos departamentos, o Comandante esteve sempre disponível para ouvir qualquer elemento do Corpo de Bombeiros. Nenhum Bombeiro poderá afirmar que o Comandante tenha fechado a porta do Gabinete para o receber e ajudar a resolver problemas relacionados com o Corpo de Bombeiros ou até da sua vida pessoal.

Tenho um passado e um currículo, do qual muito me orgulho. Por este motivo convidei vossas Excelências a visitar o Corpo de Bombeiros e verificar a sua organização, mantendo este convite a qualquer cidadão interessado. Tendo em conta que numa organização deste género, existe uma hierarquia e não uma democracia e quem está a comandar não está para agradar. Sou da opinião que deviam existir comissões que avaliassem o trabalho desenvolvido pelos Comandantes. Seria o primeiro a disponibilizar-me, a quem de direito, para ser avaliado.

Para finalizar, transcrevo uma frase de um dos maiores treinadores de futebol portugueses e grande condutor de Homens, Sr. José Maria Pedroto:
“Deixem-nos dizer mal, se eles dizem mal de nós é porque nós estamos no bom caminho. Quando disserem bem de nós é que temos de nos preocupar”

Espero que este direito de resposta termine com as afirmações que se fazem nesse blog. Continuando o Comandante disponível a ouvir opiniões construtivas sobre o funcionamento do Corpo de Bombeiros e a ajudar dentro das suas possibilidades os Homens que Comanda.


Com os cumprimentos

António Manuel Henriques de Jesus

Nota da Administração:



O BPS agradece publicamente o direito de resposta que o Ex.Mo Sr.º Comandante dos Bombeiros Municipais de Abrantes nos fez chegar via email.

Agradecemos de igual forma o convite que nos perpetuou para uma visita guiada pelo CBM de Abrantes, ao qual uma equipa BPS, fez questão de aceitar no passado Domingo. Depois de uma conversa com o Sr. Comandante ficamos perplexos com a quantidade de estatística que faz mover o CB. Ficamos igualmente satisfeitos que o Sr. Comandante, enquanto membro profissional da Câmara Municipal, ocupe o seu tempo sempre em busca de todas as informações que possam de alguma forma dinamizar o seu corpo de bombeiros. Vimos com os nossos próprios olhos a preocupação deste Comandante na formação dos seus homens, na criação de ferramentas e regras para melhorar o funcionamento do CB, assim como de todas as atitudes que têm sido tomadas em prol daqueles que fazem parte da sua hierarquia. Vimos também um Comandante que na nossa pequena conversa não parou de elogiar os seus homens e toda a disponibilidade que têm para com o seu CB, não compreendendo por isso as criticas que foram feitas no passado pois sempre mostrou disponibilidade para ouvir e tentar modificar o que não vai bem em Abrantes. Quando foi convidado para Comandante mostrou-nos que teriam de haver mudanças, o Sr. Comandante afirmou e justificou que todas as suas acções são em prol da disciplina de todos, sem nunca perder a camaradagem e a amizade que têm de haver no seio dos bombeiros.

É nestes pequenos gestos, nestas pequenas explicações, nestas pequenas atitudes que se constata o verdadeiro espírito de um homem que mostra ser exemplar. É nisto que reside a grandeza de um Homem, com um "H" bem grande. Este "nosso" Comandante, que exerce funções de líder de um CB, pode ser muito limitado na sua chefia (não querendo julga-lo, porque nem conheço o seu trabalho, por isso não sei se é ou não...), mas quando vamos concluir um processo e tirar as respectivas conclusões, percebemos que estamos perante um cidadão que merece ser aplaudido pelas suas atitudes.

Parabéns Sr. Comandante!

In Blog BombeirosParaSempre



Sem comentários:

Enviar um comentário