segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP) concordam a 100 por cento com a reestruturação que Moita Flores defende para o sector. Uma intenção que envolve o reforço de efectivos nos Bombeiros Municipais de Santarém e a abertura de concurso para ingresso de novos bombeiros profissionais. O autarca quer dar nova vida ao corpo de bombeiros de Santarém.

Estas intenções foram manifestadas pelo edil na reunião com a ANBP/SNBP, no passado dia 28 de Dezembro. Francisco Moita Flores manifestou a intenção de reestruturar a corporação, pondo fim a situações de sobreposição de funções entre profissionais e voluntários. Em Novembro, Francisco Moita Flores não pagou aos bombeiros que executaram serviço de voluntariado nos bombeiros municipais. Em causa terá estado um parecer da Inspecção -Geral da Administração Local (IGAL), que classificou de ilegal o pagamento das horas de piquete. A situação chegou a despoletar um protesto dos bombeiros que se sentiram prejudicados e que faltaram a um serviço de piquete. Uma atitude que, de resto, a ANBP/SNBP considerou reverter o sentido do voluntariado. A ANBP e o SNBP não podem subscrever o pagamento a bombeiros voluntários que prestam serviço nos Bombeiros Municipais de Santarém e têm vindo a apelar a todas as autarquias para legalizar a situação. Francisco Moita Flores admitiu também redefinir a relação com as corporações de voluntários do concelho. Está, no entanto, posta de parte qualquer fusão entre a corporação dos voluntários com os bombeiros municipais de Santarém. Esta foi, de resto, uma das certezas deixadas pelo edil à saída da reunião com a ANBP/ SNBP, adiantando que “não vai haver qualquer fusão. Vamos é trabalhar para que possam existir sinergias entre estas corporações, assim como com as restantes do concelho”. Francisco Moita Flores declarou que o trabalho de reestruturação dos bombeiros em Santarém vai ser feito em conjunto

com a ANBP/SNBP. Os Bombeiros Municipais de Santarém têm, actualmente, 21 dos 30 efectivos previstos no quadro.

Depois da reunião com o Presidente da Câmara, a ANBP/SNBP reuniram com os bombeiros para os colocar a par da situação e discutir o sector.

Cheias: Moita Flores critica “espectáculo mediático”

Francisco Moita Flores criticou a forma como tem sido abordada, pelos responsáveis da protecção civil distrital, a possibilidade do regresso das cheias ao Ribatejo, em particular, ao concelho de Santarém. Em declarações à Antena 1, o autarca aponta “senhores que aparecem com fardas”, nas televisões, para os seus “15 segundos de fama”. Moita Flores considera que os responsáveis pela protecção civil no distrito “deviam ter mais recato” e não transformar isto num espectáculo”.

In edição de Janeiro do Jornal Alto Risco da ANBP

Sem comentários:

Enviar um comentário