sábado, 13 de março de 2010

Providência Cautelar contra C.M. Faro



Manifestação Nacional de Bombeiros apoia Municipais

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais estão preocupados com a qualidade do socorro na cidade de Faro.
Na noite de 4 de Fevereiro, na rendição dos turnos, apenas compareceu um bombeiro voluntário, ficando a segurança da cidade entregue a seis bombeiros municipais, um bombeiro voluntário que se encontrava de serviço há 36h e outro que compareceu à rendição do turno.
Ao contrário do que diz a autarquia e o comando, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais considera que o socorro não está garantido e questiona “onde estão os 60 bombeiros voluntários do quadro activo, apresentados pelo presidente da Câmara Municipal de Faro, Eng. Macário Correia, no dia em que a FOCON entrou ao serviço?”.
No mesmo dia ocorreu um incêndio urbano, na Horta da Areia, durante a madrugada, pelas 5h da manhã.
De acordo com fonte ligada aos bombeiros locais, “o bombeiro voluntário, que se deslocou para o local para combater o incêndio, não soube colocar a bomba da viatura a trabalhar e, desta forma, não terá conseguido “dar água” aos bombeiros que combatiam o sinistro”. A situação só terá sido resolvida por um dos elementos dos bombeiros municipais que faziam parte da guarnição da viatura.
Sobre esta situação, a ANBP considera que “mais uma vez, os bombeiros municipais tiveram uma prova clara de que não podem deixar a sua segurança na mão de “amadores”. Mais uma vez se confirma que os moldes em que foi criada a FOCON por parte do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Eng. Macário Correia, não tiveram em conta a realidade dos bombeiros do município”.
A ANBP/SNBP mostram preocupação com a segurança dos bombeiros municipais e da forma como estão a ser chefiados e organizados: “as situações que têm ocorrido demonstram uma grande falta de operacionalidade, de formação e de gestão da FOCON para as necessidades de uma cidade como Faro”.

Na sequência destas preocupações a ANBP/SNBP avançaram, no dia 25 de Janeiro, com uma providência cautelar, para contestar a forma como a FOCON foi constituída e como está a ser feita a gestão dos bombeiros municipais.
Já está agendada para o próximo dia 24 de Março uma manifestação nacional de solidariedade para com os bombeiros municipais de Faro, que vai contar com a participação de bombeiros profissionais de todo o país.
A estas acções, o SNBP acrescentou uma queixa apresentada à Autoridade para as Condições de Trabalho, que teve como efeito, no dia 26 de Janeiro, a deslocação de uma equipa de inspectores ao quartel dos bombeiros voluntários de Faro e depois ao quartel dos bombeiros municipais de Faro.
Durante essa inspecção foram analisados os horários de trabalho e as condições de trabalho dos bombeiros. No decorrer desta acção, de acordo com informações a que a ANBP/SNBP teve acesso, “alguns voluntários ter-se-ão, alegadamente, escondido no parque de estacionamento de viaturas do quartel dos bombeiros municipais”.

Fonte: ANBP

Sem comentários:

Enviar um comentário