terça-feira, 9 de março de 2010

Operação Bombeiros em Força: "Esta Petição Mais do Que Vossa... É Nossa!"

Camaradas,

Sinto-me na obrigação de vos dar o meu pequeno contributo como Bombeiro, para uma petição que mais do que ser vossa, sinto que será de todos os bombeiros portugueses...

Grandes são os problemas que afectam o nosso sector, no entanto gostava de realçar aqueles que são as problemáticas que todos nós mais sentimos.

Um dos grandes problemas que todos os bombeiros enfrentam é a falta de equipamentos de protecção individual e de fardamento básico, sendo necessário que se tomem as medidas necessárias para que se garanta que todos os bombeiros sem excepção têm acesso ao equipamento necessário por forma a garantir a sua segurança nas mais diversas actuações, adoptando-se as medidas de rectificação do regulamento de uniformes, por forma a que todo o fardamento obedeça às normas mais exigentes, na salvaguarda dos bombeiros.
Por falar em segurança, é necessário rever-se as condições dos seguros dos bombeiros e ao nível da sua protecção social, pois o regime que se encontra em vigor em nada satisfaz as reais necessidades. É importante que todos os bombeiros que em situação de acidente tenham acesso prioritário a todas as formas de protecção social.

Deveria ser criado um observatório no seio da ANPC, que tivesse como objectivo monitorizar e auditar o estado dos Equipamentos e Veículos dos Corpos de Bombeiros, criando quadros de referências para atribuição de subsídios de manutenção, conservação, reequipamento e aquisição de material, de forma imparcial e clara, tendo em conta a tipologia do serviço de cada corpo de bombeiros, fazendo o levantamento sistemático das necessidades.

No que concerne à formação dos bombeiros, é necessário reorganizar com urgência a Escola Nacional de Bombeiros, promovendo uma descentralização mais eficiente e mais rápida garantindo as condições necessárias à salvaguarda da qualidade da formação ministrada. A formação tem que ser encarada como um pilar básico de toda a actividade desenvolvida pelos bombeiros. A formação tem que ser encarada como o melhor investimento a médio/longo prazo na garantia e satisfação da qualidade em todos os serviços prestados pelos Corpos de Bombeiros. Relativamente à formação existe outro grande problema relacionado com a forma de selecção dos elementos para frequentarem os cursos. Os elementos devem de ser chamados de forma directa pela Escola Nacional de Bombeiros, não andando a informação a fluir de mão em mão, perdendo-se antes de chegar aos elementos seleccionados.

Referente às EIP's o processo deve de ser alargado a todos os Corpos de Bombeiros do país sem excepções, garantindo assim o socorro à população 24 horas por dia, 365 dias por ano, só assim se pode garantir um socorro eficiente à população, garantido os serviços básicos de emergência e socorro.

A questão referente ao Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais, penso que o valor é baixo mas que poderia ser suprido se a ANPC opta-se por atribuir um subsidio aos CB's por forma a garantirem as refeições dos elementos inerentes ao dispositivo.

A questão referente à emergência pre hospitalar, deveria ser uniformizada, ou seja todos os serviços deveriam ser centralizados no INEM, sendo que todos os Corpos de Bombeiros deveriam ter uma estrutura de resposta enquadrada nos protocolos PEM e de postos de reserva, diferenciando os serviços de emergência pré hospitalar, dos serviços de transporte de doentes, do ponto de vista das "recusas", iniciando um processo de responsabilização dos cidadãos para estes serviços, é insustentável ao estado pagar através seja da ARS, seja dos hospitais serviços que não se justifique o transporte em ambulância.

Não me querendo mais alongar vejo estas 6 questões como fundamentais, pois não me quero perder em acertos de estrutura, pois certamente muitos vos reportarão ideias dessas, penso ter sido claro e objectivo, sobre uma resolução simplificada daqueles que são os problemas que nos afectam a nós bombeiros e que acabam por afectar o comum do cidadão...

Autor devidamente identificado


Fonte Blog BombeirosParaSempre

Sem comentários:

Enviar um comentário