sábado, 6 de março de 2010

Operação Bombeiros em Força: O Tempo é de União...

Gostei do comentário que vi no blog:


“Foi quem tinha que ir... quem é pago para tal“


Depois deste comentário e de tantos outros parecidos, retiro algumas conclusões.

A conclusão do gato fedorento: “Eles falam, falam, falam, e eu não os vejo a fazer nada. Fico chateado, claro que fico chateado.“

A conclusão de alguns dos leitores do blog BPS: “Fazemos greve aos ECIN’s 2009, fazemos greve aos ECIN’s 2010, fazemos greve..., fazemos isto, fazemos aquilo...“

Desculpem a minha sinceridade, mas actualmente, EU NÃO FAÇO.

Gosto dos Bombeiros, adoro os meus Bombeiros, mas por favor, já chega.

Deixar a família em casa para ir combater incêndios urbanos e industriais com temperaturas elevadíssimas quando o comum cidadão não nos apoia, combater incêndios florestais quando o comum cidadão está na praia com a família, socorrer vitimas de acidentes rodoviários sobre condições atmosféricas adversas quando o comum cidadão pára e fica a olhar como de um espectáculo cultural se tratasse, resolver inundações em todo o lado e mais algum quando o comum cidadão somente se preocupa com os seus bens ou diz: “Ainda bem que não foi na minha casa!“

Meus amigos, já chega.

Onde estão os “Foi quem tinha que ir... quem é pago para tal“?

Onde está a ANPC de Carnaxide, onde está a FEB, onde está os GIPS, onde estão os profissionais que ultimamente somente sabem falar mal dos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS?

Pois é, eu agora, por muito que me custe, também passei a pensar assim.

Durante o meu horário de trabalho nos meus Bombeiros, faço o que me compete como Bombeiro que sou.

Se o poste da EDP caiu, chama-se o piquete da EDP e eles que resolvam.
Se o cano da água rebentou, chama-se o piquete da água e ele que resolva.
Se houve um acidente e é preciso orientar o trânsito, chama-se a força policial da área e eles que resolvam.
Se após o acidente há detritos no asfalto, chama-se a brisa, as estradas de Portugal, os serviços municipalizados, eles que resolvam.

Lamento imenso, mas somente assim reparei que começaram a dar valor ao meu trabalho. Sou profissional no socorro, não sou profissional em outras áreas.

O serviço de Voluntário já há muito tempo que acabou, a minha família, os meus amigos, os meus colegas de trabalho, precisão mais de mim. Passei a ser como os “Foi quem tinha que ir... quem é pago para tal“.

Depois do meu horário de trabalho nos meus Bombeiros, comecei a ter vida própria. Deixei de me preocupar tanto como antigamente me preocupava. Passei a saber o que é estar na praia com calor, passei a saber o que é estar em casa em frente á lareira quando no exterior está frio, passei a saber o que é passear de carro e ir aos shopping’s com a família quando lá fora há condições meteorológicas adversas, passei a saber o que são tantas coisas que antes desconhecia.

Deixei de fazer piquetes, deixei de fazer prevenções, deixei de fazer ECIN’s, deixei de fazer ELAC’s, deixei de fazer representações, deixei de dar horas a fio a uma causa que está a começar a ficar esquecida. O comum cidadão só se lembra de nós quando precisa.

Mas meus amigos, garantidamente ainda não me sinto seguro no meu País á beira mar plantado. Os “Foi quem tinha que ir... quem é pago para tal“ ainda não me conseguiram provar que eu estou em segurança. Eles, os “Foi quem tinha que ir... quem é pago para tal“ geralmente só aparecem quando a comunicação social está por perto para lhes dar mediatismo, e eu, comum cidadão, não tenho por hábito ter a comunicação social como companhia, logo, eles nunca vão aparecer.

Acredito, que um dia, o bom nome de BOMBEIRO VOLUNTÁRIO, volte a ter o valor de antigamente. Acredito que alguém consiga mostrar aos responsáveis deste País que a Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Liga dos Bombeiros Portugueses, as Federações de Bombeiros Distritais as Câmaras Municipais e tantos outros deixaram de olhar para os BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS como alguém que trabalha com qualidade sem ganhar nada em troca. Todas estas entidades que antigamente apoiavam os BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, ganharam protagonismo e não querem saber mais de nós. Uma grande riqueza que o PAÍS tinha, está-se a perder lentamente.

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, unam-se, mostrem ao PAÍS quem somos e o que fazemos. Mostrem que realmente fazemos falta. Talvez este PAÍS se volte a lembrar de nós.

Autor devidamente identificado

In Blog BombeirosParaSempre

2 comentários:

  1. Caro Camrada, se não faz nada no seu Corpo de Bombeiros devo lhe dizer que não pode ser Voluntario como diz, ou então o seu Comandante anda cego e não lhe aplica a lei conforme prevista, axo que não deve misturar as coisa para se reclamar algo devemos ter em conta que a nossa prestação ao serviço está a ser boa, ou o senhor não é Voluntario mas quer pertencer a uma outra qualquer instituição que não os Bombeiros, pense no assunto e vá antes para Municipal eles sim pensao dessa forma.

    ResponderEliminar
  2. Realmente o comandante anda cego...
    Mas há mais... Moitas Flores, Durtes Caldeiras, Gils Martins, Fernandos Curtos, Joaquins Chambeles, etc. Só quando se acabar com os tachos que vai neste pais é que se vai a algum lado. Talvez um dia se lembrem dos bombeiros, não é so quando ha festa VIP

    ResponderEliminar