quarta-feira, 2 de junho de 2010

Novo comandante nos Bombeiros Municipais de Santarém

Nuno Moleiro é o novo comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém (BMS), tendo assumido as novas funções a partir de 1 de Junho. O até agora segundo comandante da corporação substitui José Alberto Vitorino, que teve de abandonar o cargo devido a incompatibilidade do exercício dessas funções com a situação de reformado. Essa situação foi confirmada pela Inspecção Geral da Administração Local (IGAL) num relatório enviado para a autarquia após inspecção feita aos serviços.

O presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores (PSD), disse a O MIRANTE que foi José Alberto Vitorino quem pôs o lugar à disposição. “Foi com grande pena minha que ele deixou essas funções”, referiu o autarca, lamentando que a lei das incompatibilidades não seja igual para todos e não atinja quem acumula reformas chorudas com ordenados de milhares de euros.

José Alberto Vitorino foi durante anos comandante dos Bombeiros Voluntários de Almeirim. Foi funcionário da Câmara Municipal de Almeirim, actividade de que se encontra reformado

In jornal oMirante.

12 comentários:

  1. Pois é, agora vamos ver como as coisas vão correr ou será que o novo comandante vai então ceder ás chantagens dos bombeiros proficionais ou é mais uma para abater tambem.

    ResponderEliminar
  2. Seria interessante ouvirmos a voz daqueles que no inicio deste Blogue defendiam que a situação do Sr. Comandante era legal, que estava a ser alvo duma cabala, que era bom comandante mas que não era reconhecido, etc.
    Seria bom também ouvir a voz da gestão (CMS) acerca da matéria, mas com verdade e não como tem sido feito a outros que por este ou aquele motivo tiveram de abandonar o executivo, (Vereadores, Directores de Departamento, Secretárias pessoais, etc.) a quem são prestadas honras nos jornais, mas que tiveram o fim que se conhece, pelos motivos que também são conhecidos.
    Seria também útil percebermos, como foi possível contratar-se alguém da forma ilegal como veio a ser demonstrado pela IGAL e se esta é matéria que irá, tal como a culpa, morrer solteira, pois ficámos a saber que o Sr. Comandante, arrecadou do erário público mais de 100 000 euros, e que não terão lá sido muito bem empregues, pois como se pode constatar deixou os bombeiros muito pior do que os encontrou.

    ResponderEliminar
  3. 100000€. Deves estar maluco . Estou desconfiado que nem metade. E contrato? Qual contrato. A nomeação foi LEGAL, disso não tenham V. Exas. dúvidas. Foi realizada ao abrigo do D.L. 295/2000 (anterior Regulamento Geral dos Corpos de Bombeiros), que relativamente a alguns aspectos, entre os quais a nomeação do quadro de comando e a possibilidade de criar, a título profissional, o quadro de Comando (aí sim pago como dirigentes, e bem pagos)nos C.B. detidos pelos Municípios continua a aplicar-se pois ainda não foi aprova a nova legislação para os C.B. detidos pelos Municípios.
    Quantos veículos tinhamos operacionais em 2006? Quantos temos agora? Quanto tempo tivemos a AE inoperacional? E quem resolveu a questão do INEM? Quantos telefonistas tinhamos? Que exerceçem só essa função? Quantos temos agora? Quantos Bombeiros profissinais tinhamos? Quantos temos agora. Quantos bombeiros de 3.ª profissionais tinhamos, e que só recentemente foi aberto concurso e foram promovidos à categoria seguinte? Há quantos anos não se faziam obras no quartel? E TANTO QUANTO SE SOUBE O COMANDANTE FOI APANHADO DE SURPRESA QUANDO DEIXARAM DE PAGAR AOS VOLUNTÁRIOS, NEM SEQUER FOI INFORMADO ANTES, COMO SE VIU, E NUNCA CONCORDOU COM ISSO, AINDA MAIS COM O REDUZIDO NÚMERO DE PROFISSIONAIS QUE EXISTE, TENDO SIDO ALERTADO QUEM DE DIREITO PARA ISSO. MAS como temos de perceber, certos documentos, por razões hierárquicas e de lealdade não podem ser tornados públicos, ainda mais neste C.B.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, é de loucos se o comandante arrecadou 100.000 está explicado o porquê de acabar com os voluntários neste corpo de bombeiros, então e o Nuno Moleiro quanto custa também aos bombeiros e que só faz favores de legalização aos seus amigos e conhecidos á troca sabe-se lá do quê e o Luís Oliveira um homem que também não tenha voluntários quanto, arrecada para a blusa, os profissionais e voluntários horas nada, calma isso foi até este momento porque agora vão abrir os cordões á bolsa para calarem nós os profissionais, vamos fazer horas vamos trocar os turnos tudo o que o comandante Nuno concordo com o Zé-------- e agora vai desfazer para ficar bem com os bombeiros todos a Autarquia é que não vai gostar pois os honorários vão subir novamente, mas para dizer a verdade tenho saudade de receber 1566 euros como recebia será que já vou poder comprar outro barco e uma moto 4 e um jipe etc, onde está o porco para a festa, pois pois os colegas de comando estão novamente a fazer o que bem sabem fazer que é correr para os profissionais a dizer foi o ZÉ----- que fez tudo isto ele era quem mandava desculpas esfarrapadas já deviam era ter metido o lugar á disposição, pois como senão o Luís Oliveira vai para bombeiro de 3ª Profissional hehehehehehe quero ver isso agora agarra-te ao 247º e mete-o no bolso o Nuno sempre vai para o pó de pedra?’ como dizem alguns como eu volta Barata, Marques estão perdoados, vejam o Raul, a Lucília o Vítor da Piedade entre os outros da elite que o Zé--- promoveu e torceu a orelha de seguida , são uns cromos do caraças não valem nada de nada é só meda.

    ResponderEliminar
  5. As obras no quartel foram realizadas não para os bombeiros, mas sim para alguns profissionais da Câmara (Eng. Florestais, etc.) e para o comando, que agora possui melhores instalações é certo mas que até uma fechadura para impedir o acesso ao bombeiro comum á Central ali colocou. Quanto a telefonistas, por motivos que se desconhecem, voltou-se a cometer o erro que anteriormente já havia sido cometido e no que respeita a viaturas, verifica-se o aumento ao efectivo dum VFCI concebido em 1984, um VTTU que já deu a volta ao mundo, (com necessidade de quimioterapia), e aquisição duma AMBS nova.
    O problema do INEM é agora muito mais grave, dado que grande parte dos dias não funciona por falta de meios físicos.
    Quanto ao deixarem de ser pagas as horas não é verdade que não sabia, pois segundo apurei foi informado por alguns bombeiros, mas há sua maneira não ligou, ou esteve-se borrifando.
    Para o Sr. anónimo do DL 295/2000, que parece também envolvido na questão, vá-se lá saber, o Sr. Zé fez a cama para se deitar, ao tratar os bombeiros da forma como o fazia. Quantas reuniões promoveu com o quadro activo? Muito poucas ou nenhumas! Quantas reuniões com os graduados? Muito poucas ou nenhumas! etc. etc.
    Não nasceu para líder, mas sim para engraxador, manipulador ou similar, e sempre pensou que era com um garrafão ou com uma galinha, que se resolviam os problemas, e agora que foi forçado a tomar a posição que tomou, não tinha ninguém a seu lado para o defender, nem mesmo o “Sr. 295”

    ResponderEliminar
  6. Penso que deveriam mandar o inem para os Bombeiros Voluntários de Santarem, certamente e assim passaria-mos a fazer face apenas aos incêndios.

    ResponderEliminar
  7. Estas merdas de comentários de uns mentecaptos que nada fizeram, nem fazem pelos BMS, e por falta de inteligência e de algo de útil para fazerem em prole da sociedade se arrolam em defensores de sabe-se lá o quê (será da falta da massa de horas de voluntários ganhas a dormir)e que ofendem de graça tudo e todos, deviam de acabar, pois já cheira a MERDA demais, seus inúteis.
    Vão trabalhar que o País bem precisa de gente que queira trabalhar e ser útil á sociedade.
    Maldizência pura e não apontar caminhos e soluções são armas dos incompetentes e inúteis.
    Aconselho estes mentecaptos mal educados e inúteis que ofendem as pesooas por este meio a fazerem-no olhos nos olhos se não forem cobardes, como me parece que sejam.....vá, seus cobardes, força, mordam pelas costas.
    Aconselho tbm os senhores deste blog a publicarem este ccomentário, sem medos, ou serão uns palhaços tbm

    ResponderEliminar
  8. para o sr Anónimo 13 de Julho de 2010 16:11, é so para informar que nem sempre posso estar onlaine, pois ainda ha que trabalhe.... por isso a sua ultima frase é desnecessaria, pois não tenho medo nem vou nas cantigas de ninguem... faço aquilo que posso contra as injustiças que se foram e vao cometendo dentro deste quartel

    ResponderEliminar
  9. Por favor tenha-se alguma contenção e razão.
    Olhe la o Sr. ANONIMO quem tem telhados de vidro não atira pedras e o ultimo comentário por si feito e que se reproduz em anexo é bem prova disso. Tendo em conta a sua prosa, e para colocar alguma honestidade seja honesto e diga e assine com o seu nome, não seja cobarde ao ponto de se esconder no ANONIMATO.

    Estas merdas de comentários de uns mentecaptos que nada fizeram, nem fazem pelos BMS, e por falta de inteligência e de algo de útil para fazerem em prole da sociedade se arrolam em defensores de sabe-se lá o quê (será da falta da massa de horas de voluntários ganhas a dormir)e que ofendem de graça tudo e todos, deviam de acabar, pois já cheira a MERDA demais, seus inúteis.
    Vão trabalhar que o País bem precisa de gente que queira trabalhar e ser útil á sociedade.
    Maldizência pura e não apontar caminhos e soluções são armas dos incompetentes e inúteis.
    Aconselho estes mentecaptos mal educados e inúteis que ofendem as pesooas por este meio a fazerem-no olhos nos olhos se não forem cobardes, como me parece que sejam.....vá, seus cobardes, força, mordam pelas costas.
    Aconselho tbm os senhores deste blog a publicarem este ccomentário, sem medos, ou serão uns palhaços tbm

    ResponderEliminar
  10. Exm. Sr. AJANDRADE
    O meu pronto reconhecimento pela sua atempada e rapida resposta ao insulto que lhes foi movido pelo dito ANONIMO

    ResponderEliminar
  11. MEUS AMIGOS VOLTO DE NOVO. E A LEI DAS INCOMPATIBILIDADES NÃO SERÁ PARA CUMPRIR???
    O SR. COMANDANTE NUNO MOLEIRO NÃO RECEBE DA CÂMARA PELO SEU DIGNISSIMO LUGAR E DE SEGUIDA DA AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL, PELOS BISCATOS QUE LÁ FAZ???

    ResponderEliminar
  12. Pelos biscates que lá faz, pelos projectos seus que aprova,(assinados é certo por um seu familiar directo) parece-me que deveria ter o mesmo tratamento que o seu ex. Comandante. Saibam que esse Sr. não necessita da Câmara ou dos Bombeiros para viver, no entanto continua a resistir, vá-se lá saber porquê. O Sr. Presidente sabe bem que a sua nomeação é irregular, pois foi-lhe comunicado no mesmo oficio da IGAL, no entanto ainda não teve a coragem necessária para "arruamar a casa". É pena pois este Sr. Comandante está todo convencido que sabe muito da "poda" e como vaidoso que é já nem liga ás pessoas. Estará por certo a lembrar velhos tempos em que alguns até o cu lhe apalpavam, (tudo na brincadeira claro), em perfeita falta de respeito, quer por eles, quer pela instituição que representam.
    Pois é, o PUTO, como lhe chamavam esses seus amiguinhos agora tem mais responsabilidades e já não pode brincar convosco.

    ResponderEliminar