sábado, 17 de julho de 2010

Câmara reforça quadro dos Bombeiros Municipais de Santarém

A Câmara de Santarém vai contratar cinco bombeiros estagiários para reforçar o quadro dos Bombeiros Municipais de Santarém (BMS). A corporação tem tido algumas dificuldades nos últimos meses em assegurar os serviços de socorro, devido à saída de alguns elementos por limite de idade e também ao abandono de vários voluntários que ali prestavam serviço de piquete pagos à hora.

Essa remuneração aos bombeiros voluntários foi considerada ilegal pela Inspecção Geral da Administração Local (IGAL) e a Câmara de Santarém deixou de pagar esses serviços em Outubro de 2009, o que motivou a saída de vários operacionais.

A criação de cinco vagas para bombeiro estagiário no quadro de pessoal dos BMS foi aprovada pela assembleia municipal no dia 15 de Julho, inserida numa proposta de recrutamento excepcional de pessoal pela autarquia que engloba outras áreas, como a educação.

O vereador da Protecção Civil, António Valente (PSD), afirmou que os serviços mínimos nos BMS têm sido assegurados e referiu que este recrutamento visa “manter um nível razoável de socorro”. No próximo ano devem ser contratados mais cinco elementos, para se chegar a um quadro de pessoal de 31 bombeiros, acrescentou.

Refira-se que os Bombeiros Municipais de Santarém teve durante décadas um quadro de profissionais e um quadro de voluntários, já que o quadro profissional nunca chegou para garantir a operacionalidade.

In jornal OMirante

5 comentários:

  1. Bombeiros Municipais De Santarém
    Que Futuro Será o Nosso!!!!!!!!!!
    Boa tarde, é com bons olhos que vejo esta aquisição de novos bombeiros profissionais, é certo que em alguns comentários anteriores todos diziam que tinha de ter o 12º Ano agora parece que qualquer coisa serve e serve porque as provas de selecção são um vergonha se isto é profissionais vou ali e já venho, também é certo que quem manda não sabe o que diz e é essa a forma de estar aqui neste quartel, mas relembrando os anteriores profissionais que foram ao Regimento fazer a tal recruta quero relembrar que só dois tiveram nota positiva, os outros foram reclassificados pelo comandante Pedro penso que todos se lembram disso, outros agora recentemente foram (Reciclados) porque já vinham do anterior, assim o comandante José Alberto cavou a sua própria sepultura quando os puxou para cima pensando que teria uma boa retaguarda de fieis o que não aconteceu e assim está tudo dito, isto será sempre a mesma coisa, Presidente, Vereador e o comandante comem do mesmo saco, somos profissionais por isso temos o INEM e queremos ser mais ainda por isso não o queremos cá, nós tempos a obrigação de responder ao socorro de incêndios o resto deixem para outros o Inem que resolva a questão a nossa estrutura não permite estes (LUXOS) de serviço queremos tempo para formação e não temos por causa do Inem, queremos ter tempo para ir á Escola Nacional De Bombeiros tal como vão os Voluntários de todo o nosso Concelho e Distrito que por isso têm a sua certificação em dia e nós dizemos que temos mas não temos como provar, pensem nisso e vejam que temos outras situações mais urgentes que a entrada de novos elementos se ficar-mos só com o incêndio fica-mos com um quadro de bombeiros Auto-suficientes para o incêndio chega perfeitamente para o nível de serviço que pretendemos fazer, o restante Dinheiro da contratação de novos elementos seria para aplicar em formação e certificação dos vários cursos que de momento estão em primeiro lugar que outra coisa qualquer. Digam com toda a sinceridade, que formação temos neste corpo de bombeiros, falamos em tudo mas não sabemos de nada ainda temos aqui umas pedras no sapato para tirar em 4 anos que me lembro só fazemos o plano de instrução agora cumprir com o mesmo é mentira, se não pagam as horas não temos formação por isso vamos estar assim muitos e muitos anos estagnados ao sistema da Autarquia. Isto é preocupante meus camaradas formação aprendizagem ao nível superior e não como temos cada um faz o que quer, o comandante nada vai fazer por os conhecimentos dele são zero, planos de segurança talvez mas com outras intenções também no sistema monetário, informações novas o novo segundo comandante vai ser o tal miúdo que o comandante José Alberto pôs no corpo de bombeiros, adjunto a lei não permite por causa do quadro de bombeiros ser insuficiente o Luis não pode ser já há de 4 anos que a lei não permite isso, pois não interessa agora essa lei para quê i IGAL aí não intervém.

    ResponderEliminar
  2. Este departamento da Camara de santarem que se diz chamar Bombeiros Municipal de santarem, pois não passam de funcionarios, de Bombeiros não têm nada nem sabem o que é se-lo, para se ser Bombeiro 1º deve-se ser voluntario, ter vontade, ser solidário,ter companheirismo e muito espirito de scrificio. Não basta dizer que são profissionais. Por isso são aquilo que são, a pior corporação do Distrito de santarem, graças à camara que se esta simplesmente a borrifar para os Bombeiros e protecção civil do Concelho que duvido que exista, graças ao comando dos Bombeiros que ao longo dos tempos meteu na ideia que eram os melhores do mundo enquanto eram gozados pelas outras corporações do distrito. Santarem capital de distrito que deveria ter o melhor corpo de Bombeiros Municipal nao tem capacidade muitas vezes para ter uma ambulancia pronta a sair, os Bombeiros que quando saiem para um incendio ou acidente raramente levam o pessoal suficiente pondo assim a sua integridade e o salvamento em perigo para já não falar que nem material correcto de protecção individual têm. Haja vergonha.

    ResponderEliminar
  3. Não esquecer que o INEM paga 3000 euros trimestralmente.

    ResponderEliminar
  4. ao anonimo do dia 28 julho as 15:56 so te digo que deves ter muita inveja de nao seres bombeiro profissional e mais vale ter poucos mas bons do que ter muitos que nao valem uma merda. ao menos os bms nao vao para situaçoes de emergencia com cadetes e estagiarios sem formaçao. como ja tenho visto

    ResponderEliminar
  5. Epa acho que tem todos razao. a culpa disto tudo é do socrates e do queiroz

    ResponderEliminar